EntreMundos

A Associação EntreMundos foi fundada no dia 11 de novembro de 2008. Somos cidadãos empenhados e comprometidos em intervir para a diminuição das desigualdades e na criação de oportunidades efetivas para todos aqueles que apoiamos.

Focámos a nossa intervenção na inovação social nas comunidades mais vulneráveis, levando soluções empreendedoras e sustentáveis a quem mais delas necessita.

Doze anos depois, assistimos a uma das maiores crises migratórias a nível global, com maior impacto nas mulheres e crianças.

A EntreMundos não fica indiferente a este problema, focando a sua missão no apoio, acolhimento e integração de refugiados, migrantes e requerentes de asilo político e humanitário.

PACTO GLOBAL PARA A MIGRAÇÃO

O Pacto Global para a Migração integra a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. Cada Estado-membro da ONU se compromete a fortalecer a cooperação para facilitar a migração segura, ordenada e regular. Os objetivos do Pacto foram detalhados na Declaração de Nova Iorque, como ficou conhecido o documento sobre o tema, aprovado em 2016. São eles:

• Tratar todos os aspetos da migração internacional, incluindo as questões de tipo humanitário, de desenvolvimento e de direitos humanos, entre outros aspetos.

• Contribuir para a governança mundial e fortalecer a cooperação sobre migração internacional.

• Criar um marco legal para uma cooperação internacional integral que beneficie aos migrantes à mobilidade humana.

• Apresentar una ampla gama de compromissos práticos, formas de execução e um mecanismo de revisão e seguimento em matéria de migração internacional, e todas as suas dimensões para todos os Estados-membros.

• Seguir o plano marcado pela Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e o Plano de Ação de Adis Abeba da Terceira Conferência Internacional sobre o Financiamento para o Desenvolvimento.

• Basear-se na Declaração do Diálogo de Alto Nível sobre a Migração Internacional e o Desenvolvimento, aprovada em 2013.

Agenda da ONU para o Desenvolvimento Sustentável 2030

"Let us unite in face of injustice and oppression"

Nadia Murad - Nobel Peace Prize 2018

OS NOSSOS VALORES

Os valores da EntreMundos baseiam-se nos quatro grandes princípios humanitários

Humanidade

Imparcialidade

Neutralidade

Independência

O respeito pelo outro, o reconhecimento e a igualdade de oportunidades, independentemente de origem étnica, género, orientação sexual, orientação religiosa, estrato social, situação familiar, estado de saúde, são para nós fundamentais, como também a total transparência e integridade da Associação e da sua organização.